23/06/2010

Meditação para os Sacerdotes e para os Leigos

Disse Santo Afonso Maria de Ligório: "Dum modo especial exige Deus dos padres que orem pelos pecadores:
Os sacerdotes, os ministros do Senhor, estarão em lágrimas e clamarão: Perdoai, ó Senhor, perdoai ao vosso povo!— Para satisfazer a isso, dir-se-á, basta recitar o ofício divino.— Mas
Sto. Agostinho nos declara que o ladrar dos cães é mais agradável a Deus, do que as orações dos maus sacerdotes, como o são de ordinário os que nunca praticam a oração mental.De fato, sem a oração mental é muito difícil ter o espírito eclesiástico". Confira: (Santo Afonso Maria de Ligório - A Selva)
Então o que os sacerdotes e os fiéis em geral devem meditar?O mesmo santo nos ensina que "quanto ao que meditar, não há assunto mais útil do que as verdades da vida: a morte, o julgamento, o inferno e o céu.Devemos meditar especialmente na morte, imaginado estarmos enfermos para morrer numa cama, com o crucifixo nas mãos e próximos a entrar na eternidade.Mas, principalmente para quem ama a Jesus Cristo e deseja crescer no seu santo amor, não existe meditação mais útil do que A Paixão do Redentor.‘O Calvário é a montanha das pessoas que amam’.Quem ama a Jesus Cristo sempre faz sua meditação sobre esta montanha, onde não se respira outro ar senão o amor de Deus.Vendo um Deus que morre por nosso amor e porque nos ama – ‘amou-nos e se entregou por nós’ – é impossível não o amar intensamente.Das chagas de Jesus Crucificado saem continuamente flechas de amor que ferem os corações mais duros.Feliz aquele que faz continuamente nesta vida a sua meditação sobre o monte Calvário!Montanha feliz, amável, querida, quem se afastará de ti?Desprendendo fogo, abrasas as pessoas que moram permanentemente sobre ti!. (
Santo Afonso Maria de Ligório - Prática do amor a Jesus Cristo).

No Livro dos Eclesiástes está escrito:
"
O coração dos sábios está na casa do luto, o coração dos insensatos na casa da alegria" (Ecle 7,4)

Está na casa do luto, quer dizer que sábios são os que praticam a meditação da paixão de Cristo e insensatos os que não a praticam!

Por isso da fala de
Santo Agostinho que diz: "Vale mais uma lágrima derramada ao lembrar da Paixão, do que o jejum a pão e água em cada semana" (Santo Afonso Maria de Ligório - A Prática do Amor a Jesus Cristo)

E eu pergunto: O que veio fazer Nosso Senhor Jesus Cristo?

"Não julgueis que vim trazer a paz a terra.Vim trazer não a paz, mas
a espada.Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa.(Mt 10,34-36)...'e aquele que não tiver uma espada, venda sua capa para comprar uma' (Lc 22,36).Pois 'Eu vim lançar fogo a terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso?' (Lc 12,49)".

E que espada é essa?
Essa espada é a Espada da Paixão que divide os bons dos maus!

Responde
Santo Ambrósio de Milão:
"Existe uma espada espiritual a qual você a compra vendendo a sua vontade.O monge para comprar o discurso do qual é vestido o íntimo da alma, tem a espada da Paixão que o faz despir seu corpo e compra com as obras póstumas de seu corpo imolado a coroa santa do martírio: você pode concluir isto com beatitudes de Deus que predisse a coroa suprema para aqueles que sofrem perseguição pela justiça (Mt 5, 10)."(
Santo Ambrósio de Milão - Comentário ao Evangelho de São Lucas)

E sobre o fogo, responde
São Tomás de Aquino:

"Não é um fogo que devora o bem, mas um fogo que produz a boa vontade, que purifica e transforma vasos de ouro da casa de Deus" (
Explication suivie sur l'Évangile de St Luc - par le docteur angélique Saint Thomas d'Aquin)

E o que Nosso Senhor Jesus Cristo pediu a samaritana?Disse Ele:
"...Dá-me de beber" (Jo 4,7)

Será que Nosso Senhor realmente queria tomar água?Ele que fez através de Moisés, brotar água da pedra(Dt 8,15)?
A resposta é não!Pois Ele não se referia a água e sim ao AMOR!Então o texto ficaria assim: "Dai-me de beber do seu amor!Ou seja, 'Ame-me pois fui eu o primeiro a amar você.Você não estava ainda no mundo.O mundo nem existia, e Eu já o amava.Eu amo você desde que sou Deus.Amo você, porque desde que amei a Mim mesmo, amei também você!' (
Santo Afonso Maria de ligório - A prática do Amor a Jesus Cristo)

Não é a toa que o Grande Doutor da Igreja,
Santo Afonso Maria de Ligório, nos ensina em um de seus livros.
“Diz
São Boaventura: "Se quereis progredir no amor de Deus , meditai todos os dias a Paixão do Senhor.Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo"..É por isso que os santos se ocuparam tanto em meditar as dores de Cristo.”São Francisco de Assis tornou-se um grande santo com esse meio.Um dia, foi encontrado chorando e gritando em alta voz.Perguntaram-lhe o porquê.
-"
Choro as dores e as humilhações do meu Senhor.O que mais me faz chorar é que os homens, por quem ele sofreu tanto, vivem esquecidos dele".Dizendo isso, soluçava mais ainda ao ponto de também cair em prantos a pessoa que o interrogava.Quando ouvia o balido de um cordeiro, ou de outra coisa que lhe lembrava Jesus Sofredor, vinham-lhe as lágrimas.Estando doente, alguém o aconselhou a ler um livro piedoso.Ele respondeu: "Meu livro é Jesus Crucificado".Por isso é que exortava seus confrades a pensar sempre na paixão de Jesus Cristo."Quem não se enamora de Deus, vendo Cristo morto na cruz, não se abrasará jamais". (Santo Afonso Maria de Ligório - Prática do amor a Jesus Cristo).

"Como sabemos a Santa Missa é o Sacrifício do Calvário, mas incruento, então é na Santa Missa que encontramos com o cheiro do amor exalado no calvário.É o momento mais oportuno para nós meditarmos a Paixão de Nosso Senhor!Termino com as palavras de
São Padre Pio de Pietrelcina, que responde a uma pergunta de um entrevistador.Pergunta o entrevistador: Padre, como devemos assistir à Missa?R: "Como assistiam no Calvário Nossa Senhora e São João, renovando a fé, meditando na Vítima que se oferece para nós.Nunca deixa o altar sem derramar lágrimas de arrependimento e amor a Jesus.Escutem a Virgem que vos fala e vos acompanhará".

Nenhum comentário:

Postar um comentário